IASPM-PORTUGAL

KILL’EM WITH MUSIC

CALL FOR PAPERS

 

December 12th, 2022

 

 

A música reflete o tempo, mas também os espaços e os indivíduos que nele se inscrevem. Desde a pandemia causada pela COVID-19 às guerras e tensões que emergem na contemporaneidade, as culturas juvenis têm sido cada vez mais enaltecidas como sendo tendo a si associados modos específicos de atuação, pois, aliadas sobretudo à música, as culturas juvenis têm revelado formas específicas de ativismo e de resistência face aos problemas e constrangimentos que as afetam.

 

Assim, o mote deste Congresso Internacional de lançamento do ramo da IASPM-Portugal, KILL’EM WITH MUSIC, pretende enfatizar essas questões, mais especificamente os modos e tipologias de resistência juvenil nas sociedades contemporâneas, sendo que tal se prende com um objetivo mais abrangente de desvendar novas representações sociais e juvenis acerca de movimentos sociais, mas também sobre mudanças culturais, mais ou menos latentes. Deste modo, pretendemos perspetivar a música enquanto uma expressão de poder, e também como uma prática de contestação dos diversos problemas sociais. A par disso, é nosso intuito desvendar algumas perspetivas acerca da música como um meio para desvendar a realidade social. Com efeito, com o mote KILL’EM WITH MUSIC, pretendemos incentivar os investigadores, artistas e demais comunidade académica a refletirem teórica e empiricamente acerca das dicotomias resistência versus poder, global versus local, ação versus inércia, radicalismo versus conformismo.

 

Se outrora poderíamos referir que a década de 1970 foi emblemática no desenvolvimento de estudos académicos sobre o conceito de resistência, atualmente, podemos enunciar que emerge a importância da estética como resistência, no sentido em que os fenómenos e acontecimentos sociais têm sido uma pedra de toque nesse sentido, dando origem a novas formas de expressão e de afirmação identitárias individuais e coletivas que, frequentemente, têm como principal força motriz a música ou a criação/produção/consumo musical. Então, ao conceito de resistência foram-se juntando outros, tais como o de classe social, género, etnia, Sul Global, identidades sexuais, biopolítica, entre muitos outros. Mais, desde o ano de 2010 que a própria ligação entre o a(r)tivismo e a música tem vindo a ser amplamente estudada, desde a música de intervenção, às comunidades LGBTQI+, passando pelas migrações e o próprio ato de criação de conteúdo artístico que, por sua vez, se articula com uma inscrição de uma mensagem político-social num determinado tempo-espaço.

 

Com efeito, esta primeira edição da Conferência Internacional da IASPM-Portugal, sob o mote KILL’EM WITH MUSIC, aceitará propostas dentro das seguintes temáticas, mas também serão aceites outras propostas, referentes a outras temáticas que possam ser tidas como relevantes.

 

  • Música, resistência e novos movimentos sociais juvenis;
  • Da criação ao consumo, do digital ao analógico: as novas formas de produção musical causadas pela pandemia da COVID-19;
  • Música e contextos político-sociais de resistência, de luta e de tensões;
  • A produção musical como uma arma e enquanto meio de luta pessoal e coletivo;
  • Música, resistência e contradições: o Norte versus o Sul Globais;
  • Arte(s) e novas mudanças sociais;
  • Atores, tecnologias e sistema de produção contemporâneos;
  • Do a(r)tivismo à utopia: os novos ecossistemas musicais em tempos de crise social e política globais.

 

Submissão das propostas de comunicações:

As submissões e respetivas comunicações podem ser realizadas em português, espanhol e inglês. As submissões (abstracts) devem ser acompanhadas, sempre, por uma versão da mesma em inglês. Os abstracts deverão explicar de forma clara o contexto da pesquisa ou da reflexão teórica a apresentar na conferência. Devem indicar os objetivos, pressupostos conceptuais e metodologia, bem como os resultados expectáveis ou alcançados. Os abstracts devem conter no máximo 500 palavras. Devem, também, ser acompanhados por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto. O limite é de uma submissão por autor (enquanto primeiro autor).

 

Submissão das propostas e inscrições para: associacaoiaspmportugal@gmail.com

 

Datas importantes:

Submissões: 30 de novembro de 2022

Inscrições: até 11 de dezembro de 2022

Programa final: 10 de dezembro de 2022

Congresso: 12 de dezembro de 2022

 

Inscrições:

Membros IASPM-Portugal: isentos

Não-membros da IASPM-Portugal: 20 euros

 

Coordenadores:

Paula Guerra – Instituto de Sociologia – Universidade do Porto, Portugal

 

Organização:

International Association for the Study of Popular Music (IASPM)

Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)

 

Apoios:

International Association for the Study of Popular Music (IASPM)

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)

Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)