Paula Guerra é Doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Professora no Departamento de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da mesma universidade (IS-UP), onde atualmente coordena o subgrupo Criação artística, práticas e políticas culturais. Faz parte ainda de outros centros de investigação internacionais: Investigadora Associada do Centro de Estudos de Geografia e do Ordenamento do Território (CEGOT); Adjunct Associate Professor do Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR); Investigadora Convidada Internacional no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS-UFF), no Grupo de Pesquisa História, Cultura e Subjetividade da Universidade Federal do Piauí e Universidade de Brasília (Brasil), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e no Laboratório de Análise de Música e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (L.A.M.A.). É fundadora e coordenadora da rede Todas as Artes. Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes (com Glória Diógenes e Lígia Dabul). Pertence ainda à Interdisciplinary Network for the Study of Subcultures, Popular Music and Social Change e à Research Network Sociology of the Arts of the European Sociological Association. Tem sido Professora/Investigadora visitante em várias universidades internacionais: Université Cadi Ayyad Marrakech – UCA (Marrocos), Université Sidi Mohammed Ben Abdellah, Fez – USMBA (Marrocos), Hué University – HUEUNI (Vietname), Universidade Nacional de Timor Lorosae – UNTL (Timor), Griffith University (Austrália), Università di Padova (Itália), Uniwersytet Im. Adama Mickiewicza W Poznaniu – UAM (Polónia), Katholieke Universiteit – KU Leuven (Bélgica), Concordia University of Edmonton – CUE (Canadá) e Universitat Autònoma de Barcelona – UAB Barcelona (Espanha). Coordena e participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito das culturas juvenis e da sociologia da arte e da cultura. É, igualmente, supervisora de diversos projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nas referidas áreas temáticas. É membro do conselho editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, assim como revisora científica de vários artigos e livros de âmbito nacional e internacional. É coordenadora e fundadora da KISMIF Conference e coordenadora da Secção Temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia. É autora (em conjunto com Andy Bennett) do edited book DIY Cultures and underground music scenes (Oxford: Routledge, 2019), tendo publicado recentemente os seguintes livros: God Save the Queens. Pioneras del Punk (Barcelona: 66 RPM Edicions, 2019), Subcultura. O significado do estilo (Lisboa: Maldoror, 2018), The Punk Reader. Research transmissions from the local and the global (Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 2017), Redefining art worlds in the late modernity (Universidade do Porto, 2016), More than loud (Porto: Afrontamento, 2015), On the road to the American underground (Universidade do Porto, 2015), As Palavras do Punk (Lisboa: Alêtheia, 2015), A instável leveza do rock (Porto: Afrontamento, 2013). E é autora de inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de referência: Journal of Sociology; Popular Music and Society; European Journal of Cultural Studies; Critical Arts; Portuguese Journal of Social Sciences; Sociologia, Problemas e Práticas; Revista Crítica de Ciências Sociais.
Áreas de especialização:
• Art worls
• Cenas underground
• Contraculturas
• Criação e receção artística
• Culturas juvenis
• Culturas urbanas
• Desvio
• Do it yourself (DIY)
• Inclusão social
• Metodologia e técnicas de investigação qualitativas
• Microssociologia
• Mudança e movimentos sociais
• Políticas culturais
• Popular music
• Problemas sociais e mudança social
• Subculturas
• Teoria social clássica e contemporânea