Artigo disponível aqui: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae
Ano: 2020
Autora: Paula Guerra
Resumo
Gustavo Costa encerra uma trajetória modelar do musicar na linha de Christopher Small em Musicking. O seu gosto pela música começou muito cedo e tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Com a formação musical, veio a sua integração em múltiplos projetos artísticos nacionais e internacionais e mais tarde surgiu a Sonoscopia, uma associação cultural que procura servir de palco para a música experimental em Portugal, fazendo do musicar uma cena local, translocal e virtual. Assim, ao longo deste artigo e através da análise da sua história de vida, ambicionamos perspetivar as diversas formas de musicar que pautam o quotidiano de Gustavo Costa, desde a criação de instrumentos a partir de recursos não convencionais até a programação artística e cultural contribuindo para a (re)construção de paisagens sónicas alternativas no Porto, em Portugal e mesmo no espaço europeu.
PALAVRAS-CHAVE: musicar; cenas artísticas alternativas; história de vida..
GUERRA, Paula (2020) – Paixões sónicas conservadas em disposofonias: o musicar de Gustavo Costa e da Sonoscopia. ArtCultura Uberlândia. vol. 22, n.º 41. 7-29. jul./dez. 2020. ISSN 1516-8603. ISSN Versão on-line: 2178-3845. URL:<https://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/58637/30614>