O objetivo deste artigo é apresentar os principais pressupostos teóricos e metodológicos de um projeto de pesquisa internacional sobre os contextos educacionais de resistência cultural na Polónia e em Portugal. Neste artigo, analisaremos primeiro, de forma resumida, as várias linhas de pensamento relacionadas com a resistência cultural, pedagogia crítica da democracia radical; depois, apresentaremos um exemplo de pedagogia crítica, a pedagogia punk, para demonstrar que a realidade que descrevemos não é abstrata; e, finalmente, prosseguimos com a metodologia de pesquisa que pretendemos desencadear para analisar os contextos educacionais da resistência cultural em Portugal e na Polónia. Neste artigo, falamos de dois países com histórias muito dissonantes. Ainda hoje, no contexto da adesão à União Europeia, o  curso de ambos os países parece divergir. No entanto, argumentamos que a comparação entre esses dois países distantes e diferentes pode abrir novas perspetivas sobre os contextos de resistência cultural e pedagogia crítica. Como o exemplo do punk, essas práticas de resistência cultural podem servir como uma maneira de capacitar a participação cívica e política ativa, indo além do simples ato de votar a cada quatro anos e promovendo uma democracia radical.

 

O artigo encontra-se disponível para leitura e download aqui.
 https://kwartalnikpedagogiczny.pl/resources/html/article/details?id=194556

 

 

Detalhes:

Título: Educational contexts of cultural resistance in Poland and Portugal. An introduction to research

Autores: Paula GUERRA e Piotr ZAŃKO

Ano: outubro 2019

GUERRA, Paula; ZAŃKO, Piotr (2019) – Educational contexts of cultural resistance in Poland and Portugal. An introduction to research. Kwartalnik Pedagogiczny. Issue 64 (3 (253)). pp. 155-172. ISSN: 0023-5938. URL: https://kwartalnikpedagogiczny.pl/resources/html/article/details?id=194556