3.2.1. Coordenação de Projetos Científicos >>>
3.2.2. Cocoordenação de Projetos Científicos >>>
3.2.3. Investigação em Projetos Científicos >>>
3.2.4. Consultoria em Projetos Científicos >>>

3.2.1. Coordenação de Projetos Científicos

2018-2020 – Investigadora responsável do Projeto “Social Work and Policing: Co-Education in Social Work and Policing – Intervention and Prevention in Urban Space – SWaPOL” (referência 2018-1-AT01-KA202-039327), founded by ERASMUS+ Strategic Partnerships for Vocational Education and Training, European Commission. URL: https://www.euro.centre.org/projects/detail/3278
2017-2018 – Investigadora Responsável do Projeto “40 anos do movimento Punk” (referência SER179) sedeado no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e financiado pela Antena 3 – RTP – Rádio e Televisão de Portugal.
2016-2018 – Investigadora Responsável do Projeto de Cooperação Transnacional “Under Connected. Cenas musicais luso-brasileiras on e off line [Under Connected. Luso-Brazilian music scenes on and off line]” (referência FCT/CAPES – Under Connected) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e a Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PGCPC-UFPE), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2015-2018 – Investigadora Responsável do Projeto “Globalização Juvenil, Hibridismos e Cenas Musicais Translocais” desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS UP), a Université Cadi Ayyad Marrakech – UCA (Marrocos), a Université Sidi Mohammed Ben Abdellah, Fez – USMBA (Marrocos), a Hué University – HUEUNI (Vietname), a Universidade Nacional de Timor Lorosae – UNTL (Timor) e a Griffith University (Austrália).
2015-2016 – Investigadora Responsável do Projeto “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Comunidades Desfavorecidas” (referência FLUP/PS-CPS/2015 – 68371) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado pelos Municípios de Viana do Castelo, Paredes, Penafiel e Valongo.
2014-2015 – Investigadora Responsável no Projeto “Plano Estratégico de Base Territorial da Área Metropolitana do Porto 2020 – Componente Crescimento Inclusivo” (referência FLUP/PS-CPS/2014 – 67439) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado pela Associação de Municípios da Área Metropolitana do Porto.
2013-2018 – Investigadora Responsável do Projeto “Keep it rocking: a busca de paradigmas interpretativos para as culturas musicais urbanas [Keep it rocking: in search of interpretative paradigms for urban cultural music]” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), o Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR) e a Universitat de Lleida (UdL). Este projeto tem em visto a finalização do Pós-Doutoramento por parte da candidata e tem como supervisores os Professores Doutores Augusto Santos Silva, Andy Bennett e Carles Feixa.
2012-2015 – Investigadora Responsável do Projeto “Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012) [Keep it simple, make it fast! Prolegomenons and punk scenes, a road to portuguese contemporaneity (1977-2012)]” (referência PTDC-CS-SOC-118830-2010) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), o Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR) e a Universitat de Lleida (UdL), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT). URL: http://www.punk.pt/pt/
2012-2014 – Investigadora responsável do Projeto “Sonoridades de Leste: identidades em (re)construção numa comunidade imigrante na Grande Área Metropolitana do Porto [East Sonorities: identities in (re)construction in an immigrant community in the Metropolitan Area of Porto]” (referência PP-IJUP2011-266) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Reitoria da Universidade do Porto e o Banco Santander.
2012 – Investigadora responsável do Projeto “Sou do Porto e trago um Porto em mim” (referência FLUP/ INV3248), desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado pelo Manobras do Porto e a Câmara Municipal do Porto – Porto Lazer.
2011-2012 – Investigadora Responsável pelo “Estudo para o Desenvolvimento Socioeconómico e Competitividade Urbana dos Bairros das Amendoeiras/Olival, Armador – Viver Marvila Integração Social” (referência FLUP/PS-CPS/2011-325), no quadro da Universidade do Porto, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa.
2011-2012 – Investigadora Responsável pelo “Plano Estratégico de Viana do Castelo – Componente de Integração Social” (referência FLUP/PS-CPS/2011-309) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
2011 – Investigadora Responsável do Plano Estratégico do Concelho de Barcelos – Componente de Inclusão Social” (referência FLUP/PS-CPS/2011-309) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Barcelos.
2005-2009 – Investigadora Responsável do Projeto “Culturas urbanas e modos de vida juvenis: cenários, sonoridades e estéticas na contemporaneidade portuguesa (2005 – 2009)” (referência SFRH/BD/24614/2005) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
1994-2000 – Investigadora Responsável do Projeto “A Cidade na Encruzilhada do Urbano. Algumas modalidades de relação e um estudo de caso acerca do processo de recomposição espacial e social do tecido urbano portuense na década de noventa” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP).

3.2.2. Cocoordenação de Projetos Científicos

2018-2021 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “CANVAS – Towards Safer and Attractive Cities: Crime and Violence Prevention through Smart Planning and Artistic Resistance” (referência Ref.ª POCI-01-0145-FEDER-030748) no âmbito do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
2017-2018 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “For a Greater Enchantment: Memories, Imagery, and Rituals of the Xucuru-Kariris of Palmeira dos Índios, Brazil” sedeado na Concordia University of Edmonton e financiado pelo Research Council da Concordia University of Edmonton.
2016-2017 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Definição e reflexão estratégica sobre o setor cultural em Lisboa” (referência SER176) sedeado no DINÂMIA’CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do ISCTE-IUL em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura.
2015-2017 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Portugal ao espelho: identidade e transformação na literatura, no cinema e na música popular” (referência FCG – Processo 134699), desenvolvido no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). URL: https://portugalaoespelho.wordpress.com/
1998-1999 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Maia: identificação de uma cidade, 1998 a 1999 (BM99)” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Câmara Municipal da Maia.
1995-1997 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Carta Cultural do Concelho de Matosinhos: Guifões, Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo”, no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
1994 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Levantamento do tecido associativo do Vale do Ave”, no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Associação de Municípios do Vale do Ave.

3.2.3. Investigação em Projetos Científicos

2018-2022 – Membro do projeto “MOVES – Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges”; Instituição proponente: Univerzita Karlova; Instituições participantes: Universidade do Porto (IS-UP, CITCEM, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa), Universite Montpellier III Paul Valery, Freie Universitaet Berlin, University of Kent, Agrupamento de Escolas de Valongo, Les Perles de Verre, Bibliotheque Nationale de France, La Boutique d’écriture & Co, Fundação Casa da Música, Conselho Português para os Refugiados, Herzog August Bibliothek, Kent Refugee Action Network, Konsorcium nevladnich organizaci pracujicich s mig, Multikulturni Centrum Praha, Z.S., Câmara Municipal de Fafe – Município de Fafe, Narodni Archiv, National Maritime Museum, Online encyklopedie migrace, Platform for International Cooperatio, Le Printemps des Comediens, Stiftung Preussischer Kulturbesitz, Teatro Nacional São João, E.P.E.; founded by Marie Skłodowska-Curie Programme, European Commission (Horizonte 2020).URL: https://www.euro.centre.org/projects/detail/3278
2018-2021 – Investigadora no Projeto “ArtCitizenship – Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e activismo” (referência: Projeto/Contrato PS: 28655) desenvolvido pelo CICSNOVA – Universidade Nova de Lisboa em parceria com o IS-UP e financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia.
2017-2019 – Investigadora no Projeto “Unearthing The Music: Creative Sound And Experimentation Under European Totalitarianism” desenvolvido pela OUT.RA – Associação Cultural em parceria com o IS-UP e a WIRE e suportado pelo Europe for Citizens Programme of European Union. URL: http://umcseet.eu/about/
2017-2019 – Investigadora no Projeto “Red de Estudios sobre Juventud y Sociedad (REJS)” desenvolvido pelo MINECO-Spain, Red de Excelencia en Estudios sobre Juventud y Sociedad e suportado pelo Plan Estatal de Investigación Científica y Técnica y de Innovación de Espanha.
2017/2018 – Investigadora no PDM-Porto – Estudo de caracterização e diagnóstico: “Atividades culturais e criativas – dinâmicas territoriais e centralidades” no âmbito da revisão do PDM do Porto, Câmara Municipal do Porto Teresa Sá Marques (coordenação).
2016-2017 – Investigadora no Programa Integrado de “Desenvolvimento Urbano e de Inovação Social do Porto e da Estratégia de Intervenção Integrada para o Cerco do Porto” (referência FLUP/PS-CPS/2016-70965) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP) e financiado pela Câmara Municipal do Porto – Domus Social.
2016-2017 – Investigadora no “Programa Nacional de Ordenamento do Territírio” (referência FLUP/PS-CPS/2016-70901) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP) e financiado pela Direção Geral do Ordenamento do Território Governo de Portugal.
2015 – Investigadora no Projeto “Atualização do Sistema Urbano Regional na Proposta PROT Centro” (referência FLUP/PS-CPS/2015 – 68103) desenvolvido pelo Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP) e financiado pela Comissão de Coordenação Regional da Região Centro.
2012-2015 – Investigadora do Projeto “Fórum de Políticas Culturais” do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP).
2012-2015 – Investigadora do Projeto “ARTid – Criação artística e discursos sobre a identidade: o caso português” do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP).
2011-2014 – Investigadora no Projeto “Espaço e Tempo no Território Contemporâneo” (referência Espaço e Tempo no Território Contemporâneo) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP).
2011-2013 – Investigadora no Projeto “Empreendedorismo Social em Portugal: as políticas, as organizações e as práticas de educação/formação, 2011 a 2013” (referência PTDC/CS-SOC/100186/2008) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
2011-2014 – Investigadora no Projeto “Policentrismo urbano, conhecimento e dinâmicas de inovação” (referência PTDC/CS-GEO/105476/2008), no âmbito do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
2008-2009 – Investigadora no “Plano de Intervenção para a Regeneração Urbana do Bairro dos Pescadores” (referência FLUP/PS-CPS/2008-266), no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e financiado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
2006-2008 – Investigadora no projeto “Construções identitárias de género nas (sub)culturas clubbers” (referência PIHM/SOC/63599/2005), no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) e a Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM).
2006-2007 – Investigadora no Projeto “Lagarteiro: uma intervenção alicerçada na participação” (referência Iniciativa Bairros Críticos) desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado Instituto Nacional da Habitação.
2005-2006 – Investigadora no Projeto “Formulação de Políticas Públicas no Horizonte 2013 relativas ao tema Sociedade da Informação”, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT – FLUP), financiado pelo Gabinete QREN do Governo de Portugal.
2003-2004 – Investigadora no Projeto “Lisboa: quatro estudos de caso: Sta. Catarina, Alvalade, Benfica e Expo Sul”, no âmbito do Instituto de Sociologia (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Lisboa – Direção Municipal de Gestão Urbanística.
1999-2000 – Investigadora no projeto Porto Capital Europeia da Cultura – Eixos de Requalificação Urbana e Revitalização Económica”, especialmente, na área da política habitacional, desenvolvido pelo Gabinete de Estudos de Desenvolvimento e Ordenamento do Território – GEDES, financiado pela Sociedade Porto 2001.
1997-1997 – Investigadora no Projeto “Paredes de Coura: estudo de oportunidades de desenvolvimento, investimento e emprego para o concelho: elementos para um plano de ação da Câmara Municipal” desenvolvido no Âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e financiado pela Câmara Municipal de Paredes de Coura.
1993-1996 – Investigadora do “Estudo Estratégico das Cidades do Eixo Atlântico”, especificamente na temática “Novas dinâmicas urbanas” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Associação de Municípios das Cidades do Eixo Atlântico.
1989 – Iniciação à Investigação sob a forma de entrevistas a dirigentes da indústria da Região Norte, no Projeto “Inovação e Dirigentes da Indústria Transformadora” no âmbito do Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada (GISA) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

3.2.4. Consultoria em Projetos Científicos

2015-2016 – Consultora do Projeto Cultural and Creative Hubs Network Asia-Europe A project for kick-starting a new network between Asia and Europe promovido pela ADDICT – Creative Industries Portugal, a European Creative Business Network (ECBN), a Faculty of Creative Industries – University of Saint Joseph (CI-USJ) e a Asia-Europe Foundation.
2006 – Consultora do Projeto Plano de Intervenção Estrutural do Sector Cultural no Horizonte 2007-2013 no âmbito do Instituto de Sociologia (IS – UP) desenvolvido pelo Ministério da Cultura – Fundo Fomento Cultural.
2006 – Consultora no projeto Formulação de Políticas Públicas no sector cultural no quadro de 2007-2013 desenvolvida pelo Ministério da Cultura.
2004 – Consultora no Programa para a Criação de um Centro de Artes do Carnaval em Torres Vedras desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
2000 – Consultora na Conceção e Programação do Ecomuseu de Montalegre desenvolvida pela Câmara Municipal de Montalegre.
1998 – Consultora no Estudo das Práticas Culturais da Cidade de Espinho desenvolvido pela Câmara Municipal de Espinho.
1997 – Consultora no Estudo sobre a Organização e Operação do Centro de Arte e Tecnologia do Porto desenvolvido pela Associação Portucale XXI.
1995-1996 – Consultora no Estudo aprofundado sobre o Museu dos Transportes e Comunicações desenvolvido pela Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações.