3.2.1. Coordenação de Projetos Científicos >>>
3.2.2. Cocoordenação de Projetos Científicos >>>
3.2.3. Investigação em Projetos Científicos >>>
3.2.4. Consultoria em Projetos Científicos >>>

3.2.1. Coordenação de Projetos Científicos

2017-2018 – Investigadora Responsável do Projeto “40 anos do movimento Punk” (referência SER179) sedeado no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e financiado pela Antena 3 – RTP – Rádio e Televisão de Portugal.
2016-2018 – Investigadora Responsável do Projeto de Cooperação Transnacional “Under Connected. Cenas musicais luso-brasileiras on e off line [Under Connected. Luso-Brazilian music scenes on and off line]” (referência FCT/CAPES – Under Connected) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e a Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PGCPC-UFPE), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2015-2018 – Investigadora Responsável do Projeto “Globalização Juvenil, Hibridismos e Cenas Musicais Translocais” desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS UP), a Université Cadi Ayyad Marrakech – UCA (Marrocos), a Université Sidi Mohammed Ben Abdellah, Fez – USMBA (Marrocos), a Hué University – HUEUNI (Vietname), a Universidade Nacional de Timor Lorosae – UNTL (Timor) e a Griffith University (Austrália).
2015-2016 – Investigadora Responsável do Projeto “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Comunidades Desfavorecidas” (referência FLUP/PS-CPS/2015 – 68371) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado pelos Municípios de Viana do Castelo, Paredes, Penafiel e Valongo.
2014-2015 – Investigadora Responsável no Projeto “Plano Estratégico de Base Territorial da Área Metropolitana do Porto 2020 – Componente Crescimento Inclusivo” (referência FLUP/PS-CPS/2014 – 67439) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado pela Associação de Municípios da Área Metropolitana do Porto.
2013-2018 – Investigadora Responsável do Projeto “Keep it rocking: a busca de paradigmas interpretativos para as culturas musicais urbanas [Keep it rocking: in search of interpretative paradigms for urban cultural music]” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), o Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR) e a Universitat de Lleida (UdL). Este projeto tem em visto a finalização do Pós-Doutoramento por parte da candidata e tem como supervisores os Professores Doutores Augusto Santos Silva, Andy Bennett e Carles Feixa.
2012-2015 – Investigadora Responsável do Projeto “Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012) [Keep it simple, make it fast! Prolegomenons and punk scenes, a road to portuguese contemporaneity (1977-2012)]” (referência PTDC-CS-SOC-118830-2010) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), o Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR) e a Universitat de Lleida (UdL), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT). URL: http://www.punk.pt/pt/
2012-2014 – Investigadora responsável do Projeto “Sonoridades de Leste: identidades em (re)construção numa comunidade imigrante na Grande Área Metropolitana do Porto [East Sonorities: identities in (re)construction in an immigrant community in the Metropolitan Area of Porto]” (referência PP-IJUP2011-266) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Reitoria da Universidade do Porto e o Banco Santander.
2012 – Investigadora responsável do Projeto “Sou do Porto e trago um Porto em mim” (referência FLUP/ INV3248), desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado pelo Manobras do Porto e a Câmara Municipal do Porto – Porto Lazer.
2011-2012 – Investigadora Responsável pelo “Estudo para o Desenvolvimento Socioeconómico e Competitividade Urbana dos Bairros das Amendoeiras/Olival, Armador – Viver Marvila Integração Social” (referência FLUP/PS-CPS/2011-325), no quadro da Universidade do Porto, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa.
2011-2012 – Investigadora Responsável pelo “Plano Estratégico de Viana do Castelo – Componente de Integração Social” (referência FLUP/PS-CPS/2011-309) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
2011 – Investigadora Responsável do Plano Estratégico do Concelho de Barcelos – Componente de Inclusão Social” (referência FLUP/PS-CPS/2011-309) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Barcelos.
2005-2009 – Investigadora Responsável do Projeto “Culturas urbanas e modos de vida juvenis: cenários, sonoridades e estéticas na contemporaneidade portuguesa (2005 – 2009)” (referência SFRH/BD/24614/2005) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
1994-2000 – Investigadora Responsável do Projeto “A Cidade na Encruzilhada do Urbano. Algumas modalidades de relação e um estudo de caso acerca do processo de recomposição espacial e social do tecido urbano portuense na década de noventa” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP).

3.2.2. Cocoordenação de Projetos Científicos

2017-2018 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “For a Greater Enchantment: Memories, Imagery, and Rituals of the Xucuru-Kariris of Palmeira dos Índios, Brazil” sedeado na Concordia University of Edmonton e financiado pelo Research Council da Concordia University of Edmonton.
2016-2017 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Definição e reflexão estratégica sobre o setor cultural em Lisboa” (referência SER176) sedeado no DINÂMIA’CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do ISCTE-IUL em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura.
2015-2017 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Portugal ao espelho: identidade e transformação na literatura, no cinema e na música popular” (referência FCG – Processo 134699), desenvolvido no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). URL: https://portugalaoespelho.wordpress.com/
1998-1999 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Maia: identificação de uma cidade, 1998 a 1999 (BM99)” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Câmara Municipal da Maia.
1995-1997 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Carta Cultural do Concelho de Matosinhos: Guifões, Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo”, no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
1994 – Investigadora cocoordenadora do Projeto “Levantamento do tecido associativo do Vale do Ave”, no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Associação de Municípios do Vale do Ave.

3.2.3. Investigação em Projetos Científicos

2017-2019 – Investigadora no Projeto “Unearthing The Music: Creative Sound And Experimentation Under European Totalitarianism” desenvolvido pela OUT.RA – Associação Cultural em parceria com o IS-UP e a WIRE e suportado pelo Europe for Citizens Programme of European Union. URL: http://umcseet.eu/about/
2017-2019 – Investigadora no Projeto “Red de Estudios sobre Juventud y Sociedad (REJS)” desenvolvido pelo MINECO-Spain, Red de Excelencia en Estudios sobre Juventud y Sociedad e suportado pelo Plan Estatal de Investigación Científica y Técnica y de Innovación de Espanha.
2016-2017 – Investigadora no Programa Integrado de “Desenvolvimento Urbano e de Inovação Social do Porto e da Estratégia de Intervenção Integrada para o Cerco do Porto” (referência FLUP/PS-CPS/2016-70965) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP) e financiado pela Câmara Municipal do Porto – Domus Social.
2016-2017 – Investigadora no “Programa Nacional de Ordenamento do Territírio” (referência FLUP/PS-CPS/2016-70901) desenvolvido em parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP) e financiado pela Direção Geral do Ordenamento do Território Governo de Portugal.
2015 – Investigadora no Projeto “Atualização do Sistema Urbano Regional na Proposta PROT Centro” (referência FLUP/PS-CPS/2015 – 68103) desenvolvido pelo Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP) e financiado pela Comissão de Coordenação Regional da Região Centro.
2012-2015 – Investigadora do Projeto “Fórum de Políticas Culturais” do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP).
2012-2015 – Investigadora do Projeto “ARTid – Criação artística e discursos sobre a identidade: o caso português” do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP).
2011-2014 – Investigadora no Projeto “Espaço e Tempo no Território Contemporâneo” (referência Espaço e Tempo no Território Contemporâneo) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP).
2011-2013 – Investigadora no Projeto “Empreendedorismo Social em Portugal: as políticas, as organizações e as práticas de educação/formação, 2011 a 2013” (referência PTDC/CS-SOC/100186/2008) no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
2011-2014 – Investigadora no Projeto “Policentrismo urbano, conhecimento e dinâmicas de inovação” (referência PTDC/CS-GEO/105476/2008), no âmbito do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).
2008-2009 – Investigadora no “Plano de Intervenção para a Regeneração Urbana do Bairro dos Pescadores” (referência FLUP/PS-CPS/2008-266), no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e financiado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
2006-2008 – Investigadora no projeto “Construções identitárias de género nas (sub)culturas clubbers” (referência PIHM/SOC/63599/2005), no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) e a Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM).
2006-2007 – Investigadora no Projeto “Lagarteiro: uma intervenção alicerçada na participação” (referência Iniciativa Bairros Críticos) desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e o Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-FLUP), financiado Instituto Nacional da Habitação.
2005-2006 – Investigadora no Projeto “Formulação de Políticas Públicas no Horizonte 2013 relativas ao tema Sociedade da Informação”, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT – FLUP), financiado pelo Gabinete QREN do Governo de Portugal.
2003-2004 – Investigadora no Projeto “Lisboa: quatro estudos de caso: Sta. Catarina, Alvalade, Benfica e Expo Sul”, no âmbito do Instituto de Sociologia (IS – UP), financiado pela Câmara Municipal de Lisboa – Direção Municipal de Gestão Urbanística.
1999-2000 – Investigadora no projeto Porto Capital Europeia da Cultura – Eixos de Requalificação Urbana e Revitalização Económica”, especialmente, na área da política habitacional, desenvolvido pelo Gabinete de Estudos de Desenvolvimento e Ordenamento do Território – GEDES, financiado pela Sociedade Porto 2001.
1997-1997 – Investigadora no Projeto “Paredes de Coura: estudo de oportunidades de desenvolvimento, investimento e emprego para o concelho: elementos para um plano de ação da Câmara Municipal” desenvolvido no Âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP) e financiado pela Câmara Municipal de Paredes de Coura.
1993-1996 – Investigadora do “Estudo Estratégico das Cidades do Eixo Atlântico”, especificamente na temática “Novas dinâmicas urbanas” no âmbito do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS – UP), financiado pela Associação de Municípios das Cidades do Eixo Atlântico.
1989 – Iniciação à Investigação sob a forma de entrevistas a dirigentes da indústria da Região Norte, no Projeto “Inovação e Dirigentes da Indústria Transformadora” no âmbito do Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada (GISA) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

3.2.4. Consultoria em Projetos Científicos

2015-2016 – Consultora do Projeto Cultural and Creative Hubs Network Asia-Europe A project for kick-starting a new network between Asia and Europe promovido pela ADDICT – Creative Industries Portugal, a European Creative Business Network (ECBN), a Faculty of Creative Industries – University of Saint Joseph (CI-USJ) e a Asia-Europe Foundation.
2006 – Consultora do Projeto Plano de Intervenção Estrutural do Sector Cultural no Horizonte 2007-2013 no âmbito do Instituto de Sociologia (IS – UP) desenvolvido pelo Ministério da Cultura – Fundo Fomento Cultural.
2006 – Consultora no projeto Formulação de Políticas Públicas no sector cultural no quadro de 2007-2013 desenvolvida pelo Ministério da Cultura.
2004 – Consultora no Programa para a Criação de um Centro de Artes do Carnaval em Torres Vedras desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
2000 – Consultora na Conceção e Programação do Ecomuseu de Montalegre desenvolvida pela Câmara Municipal de Montalegre.
1998 – Consultora no Estudo das Práticas Culturais da Cidade de Espinho desenvolvido pela Câmara Municipal de Espinho.
1997 – Consultora no Estudo sobre a Organização e Operação do Centro de Arte e Tecnologia do Porto desenvolvido pela Associação Portucale XXI.
1995-1996 – Consultora no Estudo aprofundado sobre o Museu dos Transportes e Comunicações desenvolvido pela Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações.