Este artigo está disponível para leitura aqui: http://journals.openedition.org/mimmoc/4458

Este artigo trata da história de vida de uma música – a brasileira Flávia Couri – e, em particular, a sua experiência de emigração e como relaciona música, a globalização do punk e as cenas musicais locais e translocais. Reconhecemos a importância destas dinâmicas analisando uma entrevista com esta mulher música, concentrando-nos no seu discurso acerca do seu próprio trajeto e as circunstâncias da sua emigração. A discussão acerca da emigração desta mulher contempla os seguintes pontos-chave: as causas e razões da emigração; a vida num novo local; desafios, sucessos e reconstrução identitária do emigrante; e um possível retorno à ‘tribo’ do país de origem. A análise do discurso usada atenta ao contexto desse mesmo discurso, ou seja, as suas condições de produção e receção. Através desta análise fomos capazes de seguir, explicar e compreender a trajetória de emigração desta mulher e como esse trajeto foi sempre acompanhado por uma banda sonora da qual ela foi compositora e ouvinte, tentando mostrar as possibilidades que a música oferece na construção e reconstrução identitária, bem como a sua capacidade de providenciar razões e contextos para uma migração.

 

Palavras-chave: migração, mulheres, música rock, identidade, sons transglobais.

 

Cahiers du MIMMOC. Mémoire(s), identité(s), marginalité(s) dans le monde occidental contemporain 2020 (21)

Mémoire(s), identité(s), marginalité(s) dans le monde occidental contemporain – Cahiers du MIMMOC est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

Detalhes:

Título: Mulheres, migrações e rock sem fronteiras

Autora: Paula GUERRA

Ano: 2020

 

GUERRA, Paula (2020) – Women, migrations and rock without borders. Cahiers du MIMMOC. Mémoire(s), identité(s), marginalité(s) dans le monde occidental contemporain [Em Linha]. v. 21, colocado em linha em 15 de agosto de 2020, consultado em 18 de agosto de 2020. URL : http://journals.openedition.org/mimmoc/4458 . Dossier – Circulations migratoires féminines dans l’espace hispanique et lusophone contemporain: vers une émancipation. ISSN formato eletrónico: 1951-6789. Éditeur: Université de Poitiers

 

Credits: Flávia Couri