Tendo por base uma perspetiva crítica em relação às origens e funções da música, o recentrar do debate na interação entre os produtos musicais e os atores sociais tem vindo a ser explorado pela sociologia. Neste artigo, relevamos o posicionamento de Antoine Hennion, que defende que o ato de interpretação musical e o significado da música são inseparáveis do consumo de textos pelos públicos; trata-se, então, de dar ênfase interpretativa a um processo que é também subjetivo, onde os públicos surgem como agentes reflexivos e criativos. Esta linha de abordagem defendida por Hennion vai ser sustentada numa entrevista que o próprio autor concedeu no passado ano de 2015 quando da sua visita a Portugal, em atividades junto à Universidade do Porto. Retomamos esta entrevista como ponto de partida para este texto que busca apresentar uma síntese das contribuições do autor à compreensão da importância dos amadores e da mediação no processo musical.

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https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/243762

 

Detalhes:

Título: Antoine Hennion: música, mediação e amadores

Autores: Paula GUERRA, Marcílio DANTAS BRANDÃO, Alix Didier SARROUY

Ano: dezembro 2019

GUERRA, Paula; BRANDÃO, Marcílio Dantas; SARROUY, Alix Didier (2019) – Antoine Hennion: música, mediação e amadores. Estudos de Sociologia, Recife. v. 2, n. 25 (2019): Dossiê Formas e Substâncias do Público. pp. 29-49. ISSN: 2317-5427. URL: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/243762/34002